quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alô? Sra Tecnologia?




Sei que isso não é novidade, mas tenho um recado para você, Sra Tecnologia:


o meu novo celular tem mais teclas com letras do que com números. Também sei que isso é um recurso facilitador para o envio de sms's e cia, mas foi um tanto quanto assustador olhar para meu velho aparelho e ver que a frente de cada número há 3 letras. No aparelho "velho" eu digitava, até ontem, 3x caso quisesse usar a letra C localizada na tecla com o número 2. Também deveria esperar uns 2 segundos caso quisesse usar a letra E depois de ter usado a letra D, porque ambas estavam na mesma tecla, com o número 3. Em meu novo aparelho, este que a Sra modernizou, os números estão posicionados à esquerda, espremidos juntos as letras que, agora, são a prioridade. Eu parei no tempo em que o celular era usado só para ligações? Não (embora seja meu desejo por algumas vezes).
Felizmente (ou não), eu não soube me adaptar ao outro recurso que a Sra incluiu no mundo quando excluiu mais algumas criaturas em seu universo - o recurso touch screen. Não tive muita paciência quando eu toquei a tela para usar a letra H e a Sra entendia que era a letra G, quando não tratava logo de usar as duas de uma vez!
Não sou do tipo que recusa as facilidades que a Sra disponibilizou a nós, meras criaturas humanas a serviço de vossas serventias... Mas, a Sra inventa cada coisa que eu me deparo sozinha no sofá de minha sala, olhando para uma de suas criações, dizendo em voz alta "NOSSA!". E me deparo assim. E, junto ao espanto, sinto-me refém. Se não sou refém de vossas facilidades tão tentadoras e divertidas, sou refém de seus outros reféns quando me pego "disputando a atenção" com um aparelho. Muitas vezes, estou mais ao lado deles do que das pessoas. Muitas vezes, desculpe-me o exagero: vejo as pessoas como aparelhos gigantes gritando "blá blá blá" mundo a fora. N-ã-o! Eu NÃO entendo a língua que substitui um aparelho quando estou cara a cara com "alguém". Fico brava, fico incomodada messsmo. Quando eu quero usar os recursos que a Sra espalhou por aí eu os uso para suas respectivas funções; Não me venha querendo substituir sentimentos, pessoas, humanos (humanos? vocês me ouvem?). Mecanizar o que muitos já têm esquecido por aí, o que muitos deixam repousando no travesseiro despreocupado sobre a cama de suas casas... mecanizar a vida abstrata que nós incansavelmente tentamos dar (mais) vida é jogar baixo demais. E, desculpe Sra Tecnologia... mas, assim, não dá mais! Sou tua cliente, contribuo para vossa existência, mas poupa teus servos do vício de vossa prisão - "Perdoai-os, eles não sabem o que fazem". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sinta-se à vontade para dizer o que pensa a respeito do que leu. ;)