quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Escolha. Vista.


Às vezes (leia muitas), penso que todos nós somos rondados por uma frase: "tenho que".
E isso pode servir pra milhares de atividades do dia-a-dia.
Tenho que falar mais, ou falar menos;
Tenho que ser mais otimista, ou mais realista;
Tenho que ser menos rancoroso(a), ou chorar menos;
Tenho que parar de pensar nele, ou nela;
Tenho que parar de acreditar que ele(a) vai mudar;
Tenho que parar de pensar que o mundo vai mudar;
Tenho que parar de ser "assim";
Tenho que parar de confiar nas pessoas, ou confiar menos nelas;
Tenho que... Tenho que... Tenho que...
E sabe o que mais? Eu não "tenho que" nada.
Penso que de obrigações já bastam as que não nos perguntam nada e muito menos nos dizem "olá" na vida.
Se eu estiver triste, com raiva, pensando nele(a) e resolver ligar, se estiver com vontade de me calar, de falar, de escrever, de ir, de ficar... Se eu estiver sentindo seja lá o que for, qual a razão para não assumir isso?
A vida é feita de escolhas, posicione-se. Mas saiba: não há escolha sem perda. Saiba ganhar. Saiba perder.
Existe uma coisa chamada balanço. Meça as consequências, analise as possibilidades... acho que sonhar nunca é demais.
Começa a chover e você não sabe se toma a chuva, se corre, se espera passar ou se compra um guarda-chuva? Sonhe com todas as possibilidades, vista todas. Escolha uma, vista-a. Essa escolha é você. Isso não vai te definir pro resto da vida, só vai te exibir por hoje ou por quantas vezes mais vier o desejo de repetir.
Não sabe se aceita o convite pra fazer trilha de bicicleta ou pra fazer compras no shopping? Em pensamento, aceite os dois, um de cada vez. Qual te fez sorrir mais enquanto sonhava? Taí! Vai nessa! Mas pare de ficar com aquela outra frase chata "e se (eu tivesse...)?". Essa é a maior roubada.
Adoro essa, do filme Cartas para Julieta:
" "e" e "se" são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra, mas coloque-as juntas lado a lado, e elas tem o poder de assombra-lá pelo resto da sua vida. "E se".. E se? E se? "
Elas realmente assombram. Se você não sabe o que fazer, vá atrás das respostas ou, simplesmente, pare de perguntar. Porque se você pergunta, em algum momento - pode ser já ou quando você estiver desprevenido - a vida, o mundo e as pessoas sempre vão dar um jeito de responder. Ver as respostas e enxergá-las... já é um ooooutro assunto... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sinta-se à vontade para dizer o que pensa a respeito do que leu. ;)